Tolerância política
TOLERÂNCIA POLÍTICA
É importante que todos os partidos políticos sejam promotores da tolerância política, apelando aos seus militantes e simpatizantes para assumirem atitudes que vão no sentido da harmonia entre todos os cidadãos.
As diferenças de ordem política e ideológica entre partidos são normais em democracia. Em democracia todos devem poder emitir as suas opiniões, porque é na diversidade que se pode encontrar muitas vezes uma solução para os problemas.
A diversidade de opiniões não é um mal. Pelo contrário, pode ser uma solução para muitos problemas. É importante que num país haja uma tolerância política para uma cultura política democrática, em que todos possam dar as suas contribuições, para consolidar-la.
A manifestação da tolerância é função de atributos tanto sociais (como a geração) quanto atitudinais (como adesão à democracia e interesse por política).
E segundo Gibson, atitudes e comportamentos intolerantes podem restringir fortemente o espaço de atuação de minorias, comprometendo a extensão da liberdade.
Daí a importância de investigar se, e em que medida, os cidadãos de um determinado país, com atitudes desenvolvidas à formação de um ambiente de debate e competição política, inclusivamente como freio indispensável medidas contra restritivas governamentais.
Comments
Post a Comment