Combate a violência baseada no gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres
Combate à violência baseada no gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres
Na última década, a questão da violência contra a mulher saiu das sombras para tornar-se prioridade nos compromissos para atingir o desenvolvimento sustentável.
A violência baseada em gênero envolve homens e mulheres, sendo como mulheres, geralmente mas não sempre, como vítimas. A violência tem origem em relações de poder desiguais dentro das famílias, comunidades e Estados. A violência é geralmente direcionada contra mulheres por diversas razões, e atinge desproporcionalmente.
O Artigo 2 da Convenção de Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher (CEDAW) explica que a violência contra a mulher inclui violência sexual, física e psicológica em:
1. família, tais como surra, abuso sexual de crianças, mutilação/corte de órgãos genitais femininos e estupro;
2. comunidade, tais como abuso sexual, assédio sexual e intimidação, tráfico e prostituição forçada; e
3. Estado, tais como leis mal escritas ou sem efeito para a violência contra a mulher, agentes reguladores que violam mulheres, falta de instalações e educação para prevenção e tratamento
de mulheres expostas à violência, a sanção e reafirmação de relações de gênero desiguais.
As mulheres pobres são mais vulneráveis a todas as formas de violência porque elas são típicas vivem em ambientes incertos e perigosos. a violência contra a mulher é o principal resultado das desigualdades baseadas no gênero, gerando consequências muito maiores para o bem-estar e uma autonomia.
Os desafios enfrentados pelas mulheres são:
1-Limitado poder de tomada de decisão;
2-Aumento da exposição ao risco;
3-Falta de acesso aos recursos;
4-Persistência e prevalência das leis de fantasia.
Fonte:
OUA.Combater a violência baseada em gênero: uma chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Março.2005.
Comments
Post a Comment